Os diferentes tipos de professores.
- diariodaavaliacao
- 28 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
O autor Hamilton Werneck abordou em seu livro "Prova, Provão, camisa de força da educação" uma comparação interessante entre os professores e alguns animais ou seres. O intuito do autor foi identificar comportamentos do docente junto com o comportamento de alguns animais. Werneck chegou a comparar os professores com Macacos, considerando o lado brincalhão e divertido desse professor, além da possível ridicularização do aluno pelo professor. Outros animais citados foram o João de Barro, A serpente venenosa, o castor e o leão, entre outros mais animais e seres.
Para completar o texto de Werneck e entender melhor cada colocação feita pelo autor, o professor da disciplina propôs que fizéssemos um breve texto no qual pudêssemos comparar um professor específico com algum animal (diferente dos que já tinham sido apresentados no texto). Sendo assim, segue o texto da comparação do professor com o Beija-flor.
PROFESSOR BEIJA-FLOR

Esse animal é pequeno e veloz. Mas não subestime o seu tamanho. Ele é responsável por proliferar o pólen das flores fazendo com que novas flores possam crescer a partir dessa proliferação.
É um pássaro bonito, colorido e bem ágil. É capaz de bater suas asas 480 vezes por minuto e 1260 vezes quando está em repouso. É considerado um pássaro tranquilo que além de ajudar na proliferação das flores, protege o ambiente em que vive de insetos menores como aranhas e formigas.
Na sala de aula, há professores Beija-Flor. Tais professores são vistos pelos alunos como um docente bom, amável, carinho e atencioso. Todos o adoram. Suas intenções são boas quando ministra suas aulas. Esse professor trabalha para a proliferação do conhecimento e para que cada aluno aprenda o conteúdo passado em sala de aula.
No entanto, enquanto ele é adorável e meigo, ao mesmo tempo é veloz e essa velocidade é o que prejudica o seu desempenho e o dos seus alunos na sala de aula. O professor quer transmitir o seu conhecimento, mas repassa isso de maneira rápida e inconsciente sem se dar conta de que os alunos não estão aprendendo. Assim como a interação de uma flor para a outra ocorre de forma rápida nas atividades de um beija-flor, o professor reproduz essa mesma característica quando atua de maneira rápida e quase sem retorno com os seus alunos. Não se preocupa tanto em saber se os educandos estão ou não aprendendo.
REFERÊNCIA
INFO ESCOLA. Beija-Flor. Disponível em: <http://www.infoescola.com/aves/beija-flor/>. Acesso em 08 de Maio de 2016.
Comments